Riviera Santa Maria no Smart City Expo 2019

Smart City Expo Curitiba 2019

Sob o tema “Planejando as cidades que queremos” aconteceu nos dias 21 e 22 de Março, no Expo Bariguí, o  Smart City Expo Curitiba 2019. No Congresso, 85 especialistas de todo o mundo apresentaram propostas para cidades inteligentes e debateram temas relacionados, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

Na Exposição, foram 6,7 mil visitantes que tiveram a oportunidade de ver projetos e tecnologias que conectam os pontos do ecossistema de uma cidade inteligente. No Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço de Curitiba na feira, foram mostradas as soluções e produtos de 70 startups que fazem parte do ecossistema de inovação da cidade, bem como ações do município para melhorar o dia a dia da população.

O fórum internacional já foi realizado em cidades como Kyoto (Japão), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia) e Buenos Aires (Argentina). A exemplo destes, o evento brasileiro também foi chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

Josep Piqué, Rubens Gunther e Carlos Olsen, no Smart City Expo Curitiba 2019

Participaram do evento o Presidente da IGG, Rubens Geraldo Gunther, além de Harry Franke e Raul Delavy, representantes do grupo desenvolvedor do Riviera Santa Maria. Houve a aproximação com dois especialistas em inovação e cidades inteligentes, o brasileiro Carlos Olsen e o catalão Josep Piqué. Carlos trabalhou muitos anos em Barcelona com Piqué, que é uma das maiores autoridades mundiais no assunto, tendo implantando o 22@, que revitalizou 200 hectares de uma área industrial obsoleta para transformá-la em um conceito de qualidade de vida, com atividades de conhecimento e inovação. A ação é considerada uma das mais ousadas da Europa e espelho para outras cidades ao redor do mundo. Piqué também esteve à frente do projeto de revitalização em Medellín, na Colômbia, e trabalha na Aliança para a Inovação, em Santa Catarina.

O Riviera Santa Maria já contém diversos conceitos de cidade inteligente, mas a IGG e o grupo desenvolvedor continuam trabalhando no sentido de incorporar experiências bem sucedidas ao projeto itapoense.