1º Fórum Itapoá do Amanhã

Werney Serafini, Presidente da ADEA

Aconteceu dia 23/08/19, no Espaço Itapoá, o 1º Fórum Itapoá do Amanhã. Abrindo os trabalhos, Werney Serafini, Presidente da ADEA (Associação de Defesa e Ensino Ambiental), saudou os palestrantes e a plateia e explanou sobre as razões da iniciativa da entidade em realizar o evento. Esclareceu que o tema escolhido para a primeira edição do fórum – “O Valor da Mata Atlântica” – visou balizar as palestras e o debate posterior, chamando atenção para os pilares da sustentabilidade que devem orientar o crescimento da cidade: equilíbrio entre ambiental, social, econômico e cultural. A primeira palestra coube a Cássio Schreiner, Presidente do Porto Itapoá, que discorreu sobre a contribuição socioambiental do porto.

Rubens Geraldo Gunther, Presidente da IGG

Depois foi a vez de Rubens Geraldo Gunther, Presidente da IGG, que fez um apanhado histórico, lembrando como e quando aconteceu a descoberta e ocupação da praia, e elencou os pressupostos de inclusão social e sustentabilidade ambiental que embasam o projeto Riviera Santa Maria. Jaime Lerner, o urbanista que concebeu o Masterplan do empreendimento, manifestou-se através de um vídeo, destacando a conciliação entre a preservação de extensa reserva florestal e a criação de um bairro com grande qualidade de vida.

Harry Franke, do grupo desenvolvedor do RSM

Em seguida Harry Franke, do grupo desenvolvedor, detalhou os aspectos socioambientais do projeto e os atrativos de uso público e potencial turístico como a Rambla, a Praia de Bambu e a Lagoa Santa Maria. A terceira palestra coube a Clóvis Borges, Diretor executivo da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) que apresentou o conceito de produção de natureza e sua aplicação na Grande Reserva Mata Atlântica. Por fim, houve uma sessão de perguntas e respostas, após a qual foi servido um coquetel, embalado pela música instrumental da Busking Jazz Band. Ao longo de todo o período aconteceu a exposição de quadros e pinturas dos artistas plásticos Ilva de Aguiar e André Pereira.