Apresentação do estudo conceitual RSM

Aconteceu dia 03/05/13, no Clube Maresia, em Itapoá-SC, a apresentação do estudo conceitual da Riviera Santa Maria para a comunidade política e empresarial da cidade. O estudo, elaborado pelo escritório Jaime Lerner Associados, contempla as mais modernas tendências urbanísticas. A plateia teve a oportunidade de ouvir do próprio Jaime Lerner, urbanista consagrado no Brasil e no exterior, os fundamentos da concepção do estudo (briefing da palestra e vídeo aqui).

Jaime Lerner

Um dos pontos altos do plano é a alocação da parte frontal para o que Jaime chamou de Praia de Bambu. Neste espaço, de uso público, ficarão lojas, restaurantes e áreas de descanso e lazer. Uma alameda para pedestres fará a conexão entre os estabelecimentos. As construções e o passeio terão cobertura de bambu, em formatos diversos, criando uma identidade própria.

Haverá ainda uma Rambla, avenida para convivência, gastronomia e entretenimento. Outra avenida deverá abrigar os estabelecimentos comerciais e de serviço de maior porte. Estão previstos espaços para creches, postos de saúde e escolas. E dois lagos, com muita área verde, para entremear as moradias, sejam casas ou apartamentos. A receita do urbanista é a de planejar para que moradia, trabalho, compras, saúde, educação, lazer e serviços públicos fiquem o mais próximo possível. Isso permite o deslocamento dentro de empreendimento através de ciclovias e ruas para pedestres, diminuindo o tráfego de veículos. E implica em aceitar e estimular a diversidade, absorver a mistura de usos, atividades, rendas e tipologias e adotar as melhores práticas de preservação ambiental e sustentabilidade (utilização de água da chuva, jardins filtrantes para o esgoto, aproveitamento da energia solar, etc.).

Rubens Geraldo Gunther

Em nome da IGG, proprietária da área, falou Rubens Geraldo Gunther. Lembrou a visão de Geraldo Mariano Gunther, fundador da empresa, de que essa gleba deveria ser utilizada para um grande empreendimento, que viesse beneficiar todo o município. Fez um breve histórico sobre o trabalho de consolidação da propriedade e das iniciativas da família Gunther, ao longo dos anos, no sentido de colaborar com o progresso da cidade. Segundo Rubens, “criaram-se as condições agora para que esse espaço abrigue um projeto transformador para Itapoá”.

Sérgio Ferreira de Aguiar

O Prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar manifestou-se no sentido de que Itapoá já estava precisando de um grande projeto urbanístico como esse e que o município terá aí um grande trunfo para o seu desenvolvimento. Saudou especialmente a participação de Jaime Lerner, lembrando a competência e inovação, marcas das administrações de Lerner à frente da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná. E acrescentou: “Devemos pensar em Itapoá também no longo prazo. O desenvolvimento do país, no âmbito geral, e a expansão do Porto Itapoá na esfera municipal, criam as condições para a implantação desta nova “cidade” dentro da cidade”.

Alberto Accioly Veiga Filho

Alberto Accioly Veiga Filho, representando o grupo de desenvolvedores que está assessorando a IGG no desenvolvimento do projeto, destacou a conjunção de fatores favoráveis que permitiram que se chegasse a essa nova proposta para Itapoá. E assinalou os próximos passos. Paralelamente ao detalhamento do Masterplan urbanístico e o desenvolvimento do EIA/RIMA para a obtenção do licenciamento ambiental, serão realizadas reuniões com órgãos públicos e entidades comunitárias. Somente após essa fase  é que se poderá iniciar as obras do empreendimento. E finalizou com uma frase de John Lennon: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto, é realidade”.

Vista geral do projeto Riviera Santa Maria

Plateia presente ao evento de apresentação do projeto RSM

Link para os slides da apresentação aqui.

Passeio virtual pelo projeto RSM aqui.