Dia 03/09/13, na Câmara Municipal de Itapoá, representantes do grupo desenvolvedor do projeto Riviera Santa Maria fizeram um apresentação para os vereadores. Foi explanado, inicialmente, que a família proprietária da área, que acompanha e colabora com o desenvolvimento do Município há mais de 50 anos, desejava destinar a gleba a um projeto que priorizasse a escala humana, que se tornasse um diferencial na vida dos habitantes e veranistas de Itapoá. Os estudos técnicos e de viabilidade foram entregues para um grupo de quatro empresas, especializadas em projetos de engenharia, planejamento imobiliário e direito.
Para a realização do plano urbanístico foi contratado o escritório do arquiteto Jaime Lerner, afamado urbanista brasileiro, que se entusiasmou com a possibilidade de criar um espaço democrático, que possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vierem a morar e trabalhar naquele local.
O conceito defendido por Lerner é o de vida em vizinhança, permitindo morar e trabalhar em locais próximos, diminuindo a necessidade de transporte público e dispensando o uso de carro.
A maior parte da área será preservada em seu estado natural e boa parte será destinada para uso institucional (creches, escolas, postos de saúde). A frente para o mar será ocupada pela Praia de Bambu, com lojas, restaurantes e espaços de lazer e entretenimento. Sendo de uso público, servirá a todos os munícipes e visitantes.
A expectativa é de que as licenças ambientais sejam obtidas até meados de 2014, quando serão iniciadas as obras.