Aconteceu de 27 a 30 de Outubro, em Goiânia-GO, a terceira edição do Seminário Nacional do Bambu. O evento é referência na difusão de conhecimento técnico-científico e de práticas inovadoras na aplicação do bambu. Reuniu pesquisadores, técnicos, estudantes, empresários e profissionais da cadeia produtiva da planta em torno do tema “Bambu, Meio Ambiente e Tecnologia: Desafios e Perspectivas”.
A palestra de abertura ficou a cargo do arquiteto colombiano Simón Vélez, personalidade de renome internacional pelas edificações com bambu. Vélez assina obras nos cinco continentes, sendo também autor de livros traduzidos para diversos idiomas.
Outro destaque foi a homenagem ao engenheiro e pesquisador brasileiro Antonio Salgado, um dos pioneiros da pesquisa com bambu no país e autor do livro “Bambu com Sal: Aqui e Agora, Lá e Então”.
A palestra de encerramento ficou a cargo do arquiteto americano David Sands, do projeto Bamboo Living, conhecido por obras em várias partes da Ásia e do Havaí.
A programação contou ainda com a divulgação de pesquisas científicas e eleição da Diretoria da Rede Brasileira do Bambu. Foram discutidos também o Memorando de Entendimento Brasil e China e a Lei 12.484/2011 que trata da Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu. E no último dia aconteceram as visitas a plantações de bambu nos municípios de Araçu e Taquaral de Goiás.
Rubens Geraldo Gunther e José Pedro da Fonte Gunther, da IGG, participaram do evento, colhendo informações para subsidiar o projeto Praia de Bambu, parte integrante e fundamental do empreendimento Riviera Santa Maria, em Itapoá-SC. Estabeleceram também importante contato com Celina Llerena, arquiteta brasileira, fundadora da Escola de Bioarquitetura e Centro de Pesquisa e Tecnologia Experimental em Bambu (EBIOBAMBU) do Rio de Janeiro.