Dia 27/09/13, na sede da Prefeitura Municipal de Itapoá, foi feita apresentação do Projeto do Riviera Santa Maria ao CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Com ênfase nos aspectos socioambientais do projeto, os representantes do grupo desenvolvedor discorreram de forma mais detalhada sobre as principais características do empreendimento.
Em linhas gerais, foi informado que o projeto mescla usos urbanos de habitação, comércio e serviços às áreas destinadas ao lazer, entretenimento e contemplação, permitindo que em um espaço compacto, que prioriza a escala humana e os pedestres, seja possível aos moradores e usuários realizar todo um rol de atividades cotidianas sem grandes deslocamentos.
Foi também destacada a destinação de mais de 200.000 m2 – 15% da área total – para uso de lazer de toda a comunidade, em forma de parques lineares, lagoas e áreas livres de frente para a praia. Foi observado que as lagoas, além de servirem para a prática de esportes náuticos e contemplação, terão importante função técnica na drenagem da área. Essas áreas de lazer, somadas à vegetação preservada, totalizam mais de 500.000 m2.
Outra característica importante do projeto que foi destacada é a criação de espaços de convivência para a população, com a instalação da Praia de Bambu, de uma Rambla e dos parques. A Praia de Bambu, espécie de shopping a céu aberto, concentrará bares, restaurantes, área de eventos – um novo Maresias – , mercados de conveniência, lojas diversas, tudo ligado por uma via de pedestres com 800 m de comprimento.
A Rambla, outro ponto de encontro da comunidade dentro do Riviera, foi inspirada nas famosas ramblas de Barcelona. Trata-se uma avenida de 40 metros de largura perpendicular ao mar, com duas pistas e 16 metros de canteiro central. Os prédios ao longo dessa avenida serão ocupados pelo comércio no térreo, ficando as moradias nos andares superiores.
Nos parques haverá a possibilidade de instalação de equipamentos públicos como canchas para prática do futebol, vôlei e outros esportes, além de calçadas para caminhadas. As ciclovias, marca registrada do Arq. Jaime Lerner, também estão previstas por todo o empreendimento.